DIA 18 (DOM)

17h às 22h
Rasgada Coletiva
(R. Carlos José Nardi, 117 – Vila São João, Sorocaba)

 

17h Cineclube Coletivo Feminista Macieira Libertha
Exibição do documentário “Da Servidão Moderna” 2009 e Vídeo debate FLAMAS (Fórum da Luta AntiManicomial de Sorocaba) – “Sorocaba Lado B: Quem é você nessa História?”
https://www.facebook.com/events/540676199320639/

A servidão moderna é um livro e um documentário de 52 minutos produzidos de maneira completamente independente; o livro (e o DVD contido) é distribuído gratuitamente em certos lugares alternativos na França e na América latina. O texto foi escrito na Jamaica em outubro de 2007 e o documentário foi finalizado na Colômbia em maio de 2009. Ele existe nas versões francesa, inglesa e espanhola. O filme foi elaborado a partir de imagens desviadas, essencialmente oriundas de filmes de ficção e de documentários.
O objetivo principal deste filme é de por em dia a condição do escravo moderno dentro do sistema totalitário mercante e de evidenciar as formas de mistificação que ocultam esta condição subserviente. Ele foi feito com o único objetivo de ATACAR DE FRENTE A ORGANIZAÇÂO DOMINANTE DO MUNDO.
Não devemos deixar que o inimigo nos vença, as antigas discussões de capela no campo revolucionário devem, com toda nossa ajuda, deixar lugar à unidade de ação. Deve-se duvidar de tudo, até mesmo da dúvida.

SINOPSE :  “A servidão moderna é uma escravidão voluntária, consentida pela multidão de escravos que se arrastam pela face da terra. Eles mesmos compram as mercadorias que os escravizam cada vez mais. Eles mesmos procuram um trabalho cada vez mais alienante que lhes é dado, se demonstram estar suficientemente domados. Eles mesmos escolhem os mestres a quem deverão servir. Para que esta tragédia absurda possa ter lugar, foi necessário tirar desta classe a consciência de sua exploração e de sua alienação. Aí está a estranha modernidade da nossa época. Contrariamente aos escravos da antiguidade, aos servos da Idade média e aos operários das primeiras revoluções industriais, estamos hoje em dia frente a uma classe totalmente escravizada, só que não sabe, ou melhor, não quer saber. Eles ignoram o que deveria ser a única e legítima reação dos explorados. Aceitam sem discutir a vida lamentável que se planejou para eles. A renúncia e a resignação são a fonte de sua desgraça.”


19h video debate FLAMAS (Fórum da Luta AntiManicomial de Sorocaba)
Partindo da exibição do filme “Procura-se Janaina”, de Miriam Chnaiderman, realizaremos um debate sobre: a reforma psiquiátrica brasileira, saúde mental, assistência à saúde mental, políticas públicas, entre outros, contextualizando Sorocaba neste cenário, sendo que Sorocaba foi a primeira cidade de interior à receber um manicômio, antes de Sorocaba todos se situavam em grandes capitais do Brasil.

Já não é novidade a situação da saúde mental em Sorocaba. O fato da singular (e alarmante) concentração de leitos psiquiátricos de longa permanência na cidade e na região vem chamando constantemente a atenção das “autoridades” no assunto (poder público, gestores e empresários do ramo). Principalmente em função da mobilização do movimento social da luta antimanicomial, através de um grupo organizado chamado FLAMAS [Fórum da Luta AntiMAnicomial de Sorocaba].

Em parceria com vários contatos e redes articuladas em torna das lutas pelos direitos humanos, inclusive com familiares e portadores de sofrimento psíquico, milita pela bandeira da Luta Antimanicomial, sustentando com cada vez mais força este que foi o lema que nasceu praticamente junto com o movimento em prol da Reforma Psiquiátrica; “Por uma sociedade sem manicômios”. O grupo reúne agentes de diversos segmentos sociais: de estudantes e professores a profissionais da saúde mental e áreas afins, as mais diversas. O resultado vem sendo colhido pouco a pouco. Com o trabalho de ampliação de envolvidos nas discussões vem se produzindo um refinamento do discurso do grupo, suas críticas, propostas e a leitura feita da situação do município e da região.

SINOPSE: Há crianças sem lugar no mundo, são crianças entregues a instituições e que não se desenvolvem nos padrões esperados: não são portadoras de deficiência, mas também não têm um desenvolvimento dito normal. Assim era Janaína, negra, pobre e institucionalizada na Febem dos anos 1980. Ela se debatia no berço e se machucava, ficava com a mão espalmada, não falava e não se relacionava com outras crianças.

DOSSIÊ DOS MANICÔMIOS (Atualizado em 18.09.2011)

Reportagens em Vídeo Sobre os Manicômios de Sorocaba e Região (Atualizado em 20.04.2011)

Termo de Ajustamento de Conduta – Sorocaba

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